quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Por que alguns passam por tantas coisas ruins e outros por nada? Uns nascem em berço de ouro e outros em palha, sem ter ao menos o que comer. Isso é simplesmente visível, é só você andar pelas ruas de uma cidade grande, e lá verá crianças deitadas em calçadas no colo de suas mães, com aquelas carinhas inocentes sem saber o que está acontecendo, sem saber que passarão fome por muito tempo, sem saber o que é uma escola, sem conhecer nenhum professor, sem nenhum tipo de educação, sem saber o que é brincar; e o pior é que vão crescer vendo seus pais morrendo por doenças causadas pela pobreza, por causa da violência ou simplesmente acordarão um dia e não terão mais ninguém.

Tenho certeza que há um lugar muito especial guardado para cada uma dessas crianças, para cada um desses jovens, para cada um desses pais. Alguns, que por algum motivo não conseguem alcançar seus objetivos desistem no meio do caminho, não agüentam a dor e começam a trilhar caminhos que os levarão direto para as drogas, penitenciárias ou até mesmo á morte.

Daí me pergunto.

- Mas quem sou eu?

Às vezes eu poderia estar no lugar de cada uma daquelas pessoas. Sofrendo tudo que elas sofrem e me pego chorando por coisas tão pequenas perto de outras, sabe? Isso me faz perceber que estou esquecendo de olhar para trás, de perceber o que está em minha volta, dando importância à tanta coisa que não vale a pena.

Deixei para trás muitas pessoas me amam, e me pergunto novamente.

- Seria egoísmo? Por que estou fazendo isso?

Eu não sei. Uma pergunta sem resposta, e que ninguém vai poder responder por mim. Sempre tive tudo, freqüentei escolas, conheci professores, tive a melhor educação que meus pais consiguiram me oferecer, tive amigos, nunca passei fome, sede, enquanto uns dariam tudo para ter o que eu tinha , eu abri mão. Só não posso me culpar e culpar ninguém por uma escolha que eu fiz.

Sei que é impossível mudar o mundo,muito pelo contrário ele vai ficar cada vez pior, mas consigo fazer muito por muita gente; começando por mim, preciso ser forte e acreditar que há algo muito especial me esperando, não entrar em caminhos errados, não deixar que meus pensamentos me digam “Você não vai conseguir”, por que tenho certeza que vou, não sei quando e como, mas vou.

Deito todas as noites e agradeço a Deus por tudo que tenho, por tudo que sou e construí até hoje, por que mais uma vez sei, que muitos dariam tudo para estar em meu lugar. Cada “não” que ganho, só me fortalece , só me prepara. porque a hora do “sim “ vai chegar, e quando ela chegar estarei preparado e pronto para por em prática tudo que quis e sonhei até hoje.

Escrevendo tudo isso, descobri que não sou egoista, trago comigo todos que amo e que me amam, que por algum momento fizeram ou fazem parte da minha vida. Estou fazendo o que muitos tem vontade fazer, mas não fazem, estou aqui em busca de um sonho, por que sei que sonhos se tornam realidade. Basta acreditar.


Léo Borges